Alguma dúvida?

terça-feira, outubro 20, 2009

Vasectomia - Método de esterilização mais seguro que existe.

Vasectomia  significa "retirar" (ectomia) o conduto deferente (vas deferens, em latim).

Os espermatozóides, as células reprodutoras masculinas, são produzidos nos testículos, armazenados e amadurecidos nos epidídimos (estruturas anexas aos testículos) e conduzidos até a uretra (canal de emissão da urina e sêmen) pelos condutos deferentes, compridos tubos que nascem nos epidídimos, e que terminam (desembocam) na uretra.

A região anatômica onde se aborda os condutos deferentes com menos trabalho e mais precisão é o escroto (saco escrotal), onde são superficiais e facilmente palpados sob a pele.


Ora, se os condutos que transportam os espermatozóides forem interrompidos pela realização da vasectomia, estes não chegarão à uretra e o esperma ejaculado não conterá as células reprodutoras masculinas.



A ejaculação permanece igual.

O fluido ejaculado será desprovido de espermatozóides mas continuará contendo as secreções das vesículas seminais, próstata e uretra, razão pela qual nem o homem nem sua parceira notarão qualquer diferença no fluido ejaculado.

Volume, consistência, cheiro e até o sabor, permanecerão inalterados.

A diferença só poderá ser notada se o fluido for examinado ao microscópio (espermograma), ocasião em que o observador notará ausência dos espermatozóides, caracterizando assim a esterilidade.

Não há mudanças na sensação do orgasmo ou no apetite sexual.

Não causa qualquer alteração na função erétil (potência sexual) ou no tempo para se atingir o orgasmo, pois a cirurgia não aborda nenhuma estrutura responsável por ereção peniana ou ejaculação.

Após a operação, os espermatozóides continuarão sendo normalmente produzidos pelos testículos.

Não tendo como passar, pois os condutos deferentes estarão cirurgicamente obstruídos, são absorvidos ou destruídos pelo organismo.


Vasectomia e câncer de próstata

Não há relação entre vasectomia e doenças da próstata.

O homem vasectomizado, em geral, sente-se mais livre e relaxado pela ausência de preocupação com o controle de natalidade.

Porém, não o desobriga do uso do preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, HPV ou gonorréia, por exemplo.


Requisitos para a cirurgia

Os candidatos à vasectomia deverão preencher alguns requisitos:
- união estável,
- mais de 35 anos de idade e,
- com pelo menos dois filhos com mais de um ano de idade.

Tais requisitos são contestados por alguns, mas são os mais empregados.

Os pacientes deverão preencher um termo de autorização e o médico notificará a cirurgia às autoridades de saúde.


Custo

A vasectomia custa muito menos que uma cirurgia de ligadura de trompas e, a longo prazo, também é mais econômica que qualquer outro método contraceptivo.


Intervenção cirúrgica.

A vasectomia é um método cirúrgico de esterilização masculina definitiva, onde se interrompe a passagem dos espermatozóides pelos condutos deferentes.

O modo mais simples de realizá-la é através de duas pequenas incisões no escroto, sob anestesia local, onde se isola e amarra os condutos deferentes, impedindo-se a condução dos espermatozóides.

A cirurgia dura cerca de 30 minutos e pode ser feita em consultório.


Retorno as atividades sexuais

A volta às atividades habituais dá-se em 48 h. Atividade sexual sem desconforto em torno de 7 dias. Relações sexuais seguras, só após cerca de 20 ejaculações e realização de um exame do ejaculado onde se comprove a ausência de espermatozóides.


Riscos

Os riscos são muito pequenos e iguais aos inerentes a todo e qualquer procedimento cirúrgico:
- infecção,
- hemorragia,
- hematomas,
- dor pós-operatória,
- complicações da ferida operatória etc.

A recanalização espontânea de um ou ambos os lados da vasectomia é muito rara, mas possível.

É uma tentativa da natureza de refazer o caminho da fertilidade para a perpetuação da espécie.

Assim, é aconselhável realizar um espermograma um ano após a cirurgia, por segurança.

A vasectomia é um dos mais seguros métodos de controle da natalidade. É mais simples e menos arriscada do que a ligadura das trompas da mulher e tem outras incontestáveis vantagens como não requerer internação nem anestesia espinhal ou geral.


Reversão da Vasectomia

A vasectomia é reversível.

A cirurgia para a reversão (recanalização dos condutos deferentes) é mais complicada e trabalhosa que a vasectomia.

A reversibilidade é tão mais exeqüível e provável quanto mais cedo se promove a recanalização dos cabos dos condutos deferentes.

Os melhores resultados ocorrem se a recanalização for feita até cinco anos após a realização da vasectomia. É muito mais fácil fazer do que desfazer, embora seja possível a reversão e a possibilidade de novamente ser fértil.

A reversão da vasectomia não garante o retorno da fertilidade em todos os pacientes, por motivos apenas parcialmente compreendidos pela Medicina.

Aconselha-se uma demorada e detalhada reflexão antes da escolha pela vasectomia que, embora reversível, deve ser considerada como método definitivo de esterilização.
Via 

9 comentários:

  1. vasectomia.. tenho 2 coisas a dizer..
    1 - Eu nao passo a faca perto do meu p** nem com cachassa !!
    2 - meu tio fez vasectomia 3 vezes, as trez foram constatadas como bem sucedidas, porem houve ligadura espontanea nas tres, ou seja, ele teve mais tres filhos que nao queria !

    eu nao sei nao, mas minha namorada toma pilula anti concepcional e tem dado certo, muito certo pra falar a verdade ! e quero que fique assim mesmo, cirurgia pra mim só em ultimo caso..

    ResponderExcluir
  2. a vasectomia nao é no p** é no sac*, e seu tio pode jogar na mega sena q vai ganhar pq isso q aconteceu com ele é rarissimo

    ResponderExcluir
  3. outro errinho... cachaça é com Ç e nao com dois S!

    ResponderExcluir
  4. Esse Rodrigo Fermino, deve ser mulher que da golpe da barriga pra falar tanta merda !!!

    ResponderExcluir
  5. Fiz e vivo muito bem! Mais confiança, despreocupação e domínio na cama. Faria de novo se não tivesse feito.

    ResponderExcluir
  6. vc não faria denovo... pq se vc não tivesse feito, seria a primeira vez.. hauahuaauaua

    ResponderExcluir
  7. Fiz a vasectomia há mais ou menos 2 meses.. e como o ANONIMO disse: "Fiz e vivo muito bem! Mais confiança, despreocupação e domínio na cama. Faria de novo se não tivesse feito."

    ResponderExcluir
  8. vasectomia,é
    algo mto sério e deveria ser pensado com bastante carinho,e feito por alguem realmente confiável.mas é bastante válido para quem não quer mais filhos.qto aos erros de portugues nada á declarar.

    ResponderExcluir
  9. estou a dois passos para fazer a tao temida cirurgia

    ResponderExcluir